terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Profissionalismo!

Palavrinha importantíssima essa hoje em dia....pena que muitos não sabem tê-la!!


Se lerem meus posts antigos verão a minha saga a procura de emprego!
Sempre reclamava das empresas que pediam experiência na contratação de estagiários, já que estágio é pra ser a oportunidade de aprender e não já saber de sua área.


Pois cá estou eu novamente!! Sai da empresa em que estava trabalhando, pois lá de fato não teria futuro nenhum! Mais uma empresa em que trabalhava direto com os donos e mais uma empresa em que não tive nenhum feedback!!
Lá eles fingiam se importar com os funcionários, sendo que pra eles importava os mesmo serem bombril, faz tudo!! Importava eles nunca ficarem doentes, nunca faltarem, nunca chegarem atrasados, trabalhar, trabalhar e trabalhar feito burros de carga e nunca reclamar!!!


Eu como sabem, estudo Recursos Humanos e a empresa possuía uma consultoria, que fazia todo trabalho la dentro, trabalho? Queriam transformar uma metalúrgica mirim numa Stihl!!! Me poupe, pés no chão ajuda e muito a elevar, crescer, subir...a ambição em exagero e a falta de realidade nunca fez ninguém subir na vida, quem dirá uma empresa que vendendo muito mais do que os peões conseguiam produzir, e o dono ainda pretende fazer redução no quadro pois tem gente demais!!! ¬¬


Fui "xingada" uma vez, na Semana da Qualidade de Vida, que foi uma semana inteira de palestras do SESI na área da saúde, e na quarta feira que era feriado, eu trabalhei e eu tive que dar uma palestra, consegui um material bem bacana e selecionei 3 videos pra passar, um deles falava sobre ergonomia e quando mostrei ao meu chefe, ele me disse: "- Ta afim de dar um tiro no meu pé?" Isso é pensar nos funcionários? Ergonomia faz com pessoas trabalhem melhor, produzam melhor, se sintam mais importantes e mais bem vistos na empresa. É isso que eles chamam de Gestão de Pessoas?


A consultoria foi contratada por 1 ano acho e como a coisa não rendeu sozinha, tiveram que renovar mais um ano, para e pensa! Uma empresa de apenas 50 funcionários!!!
Eu não sou perfeita, tenho muuuuuuuuuuito ainda o que aprender, não possuo ainda uma visão integrada de RH e é por isso que procurava estágio, lá pude aprender muita coisa, isso nunca vou negar, mas me senti muito sozinha e perdida, cuidar sozinha de um RH sem ter experiência...não é tarefa fácil, como disse eu não possuía uma visão de RH, gente eu trabalhava com bichos antes e isso não era novidade pra ninguém lá dentro!! Era por isso que eu procurava um estágio em uma empresa grande, não porque ela seria perfeita, porque como pessoas não existe um trabalho perfeito, mas pelo menos teria uma pessoa responsável na área para todos dias me passar tarefas, me pedir ajuda, me mostrar como realmente funcionavam as coisas!!!


Ao contrário de muitos que tem vergonha de perguntar e parecer burro, eu prefiro parecer burra por um momento e perguntar! Mas soube de gente que ria de mim por perguntar, ai vai uma explicação básica RECURSOS HUMANOS NÃO ESTUDA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA A FUNDO, NÃO ESTUDA GUIAS, NÃO ESTUDA CONTABILIDADE então vão a merda ta?
Fiz um curso de departamento pessoal há 3 anos atrás e tudo que se aprende e não se pratica fica no vácuo, se esquece de boa parte além do que nessa área muita coisa muda.


Ai me mandam procurar um curso de legislação do trabalho, eu faceira da vida achei, duas vezes e mandei por email, fui lá e falei, ainda me propus me associar a ABRH para sair mais em conta o curso. Não tive retorno nenhum. Assim como nunca tive nenhum feedback pra saber onde estava "errando" ou acertando, o que gostariam que eu mudasse ou aprendesse, estagiário tem que ser advinha, mas...se tu pergunta tu é burra, tiram sarro da tua cara como o merda do contador fazia!! 


Enfim, pra terminar essa história, da maneira mais grotesca descobri que estavam procurando uma pessoa com experiência pra por no meu lugar, sim...eu estava procurando outra coisa na internet, enviando currículos e dou de cara com uma vaga pro meu lugar!! Sacanagem? Não, falta de profissionalismo!! Eles acham correto a maneira como levaram as coisas, minha avaliação de desempenho ficou até hoje na minha gaveta e toda vez que eu perguntava pra consultora ela dizia que ia fazer junto com meu chefe e nada!! Ficou lá, intacta na minha gaveta! E eu? Sem saber de nada ia ser mandada embora e nem um muito obrigado teria. Pois bem, sai antes e tbm paguei na mesma moeda, deixando-os na mão, pois 6 meses de empresa, sabendo de todo andamento do plano de treinamentos, admissões em andamento e tudo mais, que se virem agora já que eu não servi!! Já soube que falaram de mim, e GRAÇAS A DEUS fiz bons amigos lá, colegas que torço pra que saiam de lá e sei que muitos já estão mexendo seus "pauzinhos" pra isso!!!


BOA SORTE A VOCÊS, BOA SORTE A MIM!!! Temos potencial, temos um longo caminho pela frente e sei que tudo irá se ajeitar e vou conseguir o que quero!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário